top of page

Artigo de opinião: É Natal… E os excessos alimentares? (Parte 2)

  • Foto do escritor: Sara Barbosa
    Sara Barbosa
  • 20 de dez. de 2018
  • 2 min de leitura

Haverá forma de contrariar o ganho de peso na época natalícia? Bem é mesmo sobre isso que irei falar...

Uma recomendação de ouro para não ter tendência a exagerar nas entradas é: não sentir fome antes de iniciar a Ceia de Natal. Antes de sair de casa ou antes dos convidados chegarem faça um lanche saudável e equilibrado, comendo, por exemplo, um iogurte e uma peça de fruta ou uma sopa de legumes.

Durante a Ceia de Natal, dê preferência a carnes magras, como o peru sem pele, ou bons peixes, como é o caso do polvo ou do bacalhau, desde que este seja bem demolhado, de forma a reduzir o teor de sal. A forma como confeciona também é importante, portanto, prefira os cozidos, grelhados ou assados no forno. Não se esqueça dos grandes aliados no prato: os legumes e os hortícolas, temperados com um fio de azeite e ervas aromáticas.

As sobremesas doces são irresistíveis? Pode optar por começar com fruta da época para sentir mais saciedade. Contudo, como é dia de festa e as tentações são sempre muitas, experimente as sobremesas em pequenas porções e não as repita. Nos doces, em vez de fritar as rabanadas, asse-as no forno, e utilize o leite magro, de forma a reduzir o total calórico desta iguaria. Nas restantes sobremesas, reduza a quantidade de açúcar e evite o açúcar refinado, bem como, troque as farinhas refinadas pelas integrais.

E as bebidas? Estas também contribuem para aumentar o aporte calórico da ceia. A água é sempre a bebida de eleição, mas como a moderação é a chave, pode optar por infusões ou sumos naturais de fruta, sem adição de açúcar e, no caso das bebidas alcoólicas, opte por vinho tinto de forma moderada, uma vez que este apresenta fitoquímicos benéficos à saúde como é o caso do resveratrol e das procianidinas.

Depois da festa, não fique com as sobras, distribua-as pelos convidados, pois assim não terá de resistir à tentação. Importa relembrar a importância da atividade física nestes dias.

Desfrute da época natalícia sem culpas, tornando o seu Natal o mais saudável possível.

Dra. Sara Barbosa, Nutricionista 3739N

 
 
 

Comentários


junte-se

 à 

FESTA

Troca de Receitas @ 21h!

bottom of page